Na manhã desta quinta-feira (16), enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e estudantes da área participaram de sessão solene em alusão à Semana da Enfermagem. A homenagem aos profissionais foi proposta pela deputada estadual Teresa Britto (PV).

 

Em seu discurso durante a solenidade, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Tatiana Melo, agradeceu à deputada Teresa Britto e ao deputado Themistocles Filho (MDB) pelo apoio às reivindicações da categoria e destacou que o Coren-PI busca proteger a profissão sugerindo aos deputados da Casa projetos de lei que regulamentam o piso salarial, a jornada de 30 horas e o descanso digno durante o trabalho. A presidente também reforçou a importância dos profissionais para a saúde da população. “Somos mais de 30 mil profissionais em todo o Estado, levando a saúde às regiões mais difíceis. Nós é que estamos 24 horas do lado do paciente. Nós fazemos o SUS acontecer”, afirmou.

A deputada estadual Teresa Britto afirmou que os profissionais da Enfermagem tem se dedicado de forma amorosa e humana a promover uma saúde melhor para a população. “Não consigo ver uma saúde de qualidade sem a Enfermagem. A Enfermagem é algo que nós temos que valorizar muito. Nós temos que buscar que seja mais reconhecida. Hoje é um dia de homenagearmos e parabenizarmos estes guerreiros e guerreiras da Enfermagem. Mas também é um dia de chamarmos a atenção para que possamos avançar na conquista de direitos”, destacou.

Representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Enf. Lauro César de Morais declarou que a Enfermagem é uma profissão que cresce a passos largos no país e que carrega a saúde pública no ombros.  “Somos hoje mais de 2 milhões de profissionais no Brasil. É a segunda maior categoria profissional no país. São 100 mil novos profissionais a cada ano. Precisamos mostrar para a sociedade o que a enfermagem faz para que possamos obter dela o verdadeiro reconhecimento”, reiterou.

Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) Seção Piauí, a enfermeira Amália de Oliveira Carvalho reforçou que a enfermagem é a maior força de trabalho no Brasil na área de saúde. “Precisamos brigar por melhores condições de trabalho. Somos uma força de trabalho fundamental”, disse.

Nursing Now

A solenidade também foi marcada pelo lançamento da Campanha Nursing Now em Teresina. Todos os profissionais presentes levantaram cartazes de apoio à campanha global que foi lançada no Brasil em abril pelo Cofen e o Centro Colaborador da OPAS/OMS. O Nursing Now é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que buscam chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU, para que valorizem os profissionais de enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde. Entre as principais metas definidas para o Brasil estão o investimento no fortalecimento da educação e no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança; a busca pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem, e a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional

Dê sua opinião:

Tags