Piauí apresentará a PPP das Miniusinas na Coreia do Sul

Projeto pioneiro é destaque por viabilizar autossuficiência de energia para a Administração Pública Estadual

O projeto de parceria público-privada para implantação de oito Miniusinas de Energia Solar Fotovoltaica, estruturado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc), será apresentado em setembro deste ano no Global Green Hub Korea 2019, que reúne empresas de todo o mundo para apresentar projetos na área “verde”.

O evento acontecerá em Seul, capital da Coreia do Sul, e é promovido anualmente pela Kotra, agência do governo Coreano que tem como objetivo fomentar oportunidades existentes no mercado internacional para as empresas do país. São convidados a participar empresas que tem interesse em apresentar seus projetos para potenciais parceiros coreanos com o intuito de desenvolver projetos em conjunto.

A proposta prevê a implantação de oito sistemas de minigeração de energia, com capacidade para 5Mw cada, para posterior injeção da produção na rede da concessionária de energia elétrica. O objetivo é incentivar a autossuficiência da Administração Pública estadual, a fim de que o Estado produza a sua própria energia e a lance na rede de distribuição para que seja compensada com o consumo pelos órgãos do governo, representando uma economia para a despesa pública. 

De acordo Viviane Moura, superintendente de parcerias e concessões, o sistema de miniusinas já é aplicado em outros países e em algumas empresas privadas do Brasil, mas o Piauí será o primeiro estado a utilizar esse formato para o setor público. Segundo a gestora, serão investidos mais de 200 milhões de reais.

“Essa modelagem pioneira fez com que o projeto fosse escolhido para ser apresentado no Global Green Hub Korea, uma vez que ele pretende, através de uma energia limpa, promover a autossuficiência da administração pública estadual no que diz respeito ao consumo de energia”, completa Viviane.

Sobre a KOTRA

A KOTRA foi fundada em 1962 sob o nome de Corporação de Promoção do Comércio coreano como um órgão encarregado de impulsionar o comércio dentro do país. Desde 2003, a KOTRA opera o INVEST KOREA, uma agência nacional de promoção de investimentos para prestar apoio aos investidores estrangeiros, oferecendo uma gama de incentivos e serviços para a colocação de capital. Atualmente, através de 127 escritórios em 86 países, a KOTRA atua como uma plataforma de negócios global.

Dê sua opinião:

Tags

Veja também: