Diferente de outros candidatos ao governo que ficaram em Teresina, participando de eventos como o desfile cívico-militar realizado na Avenida Marechal Castelo Branco, o candidato do Solidariedade, Dr. Pessoa, aproveitou o Dia da Independência para visitar seis cidades na região norte do estado: Caraúbas, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Bom Princípio e Buriti dos Lopes.

Foto Divulgação

Em todas as cidades, Pessoa recebeu a confirmação de apoio de vários políticos e lideranças comunitárias. É o caso do vereador Zé dos Remédios, de Caxingó, que relatou ao candidato do Solidariedade sua insatisfação com o atual governo. "Eu apoio Dr. Pessoa em busca de uma mudança. Eu vejo que ele é um homem sério, que vem mostrando seu trabalho. E nós, mais do que nunca, estamos precisando de pessoas sérias no governo, porque do jeito que está não dá pra continuar. Então, este é meu estarrecimento, e eu acredito nessa mudança. Esperamos que o Dr. Pessoa seja eleito e que possa também olhar para a nossa cidade, principalmente para a região norte, que vive abandonada pelo Governo do Estado", afirma o vereador Zé dos Remédios.

Jackline Lima (Progressistas), que foi candidata a prefeita de Caxingó nas eleições de 2016, também confirmou que todo o seu grupo político votará em Dr. Pessoa para governador. "A gente vota em Dr. Pessoa acreditando num futuro melhor para o Piauí. Acreditamos nas propostas dele e percebemos a integridade que ele tem. Nossa região precisa de muitos investimentos, sobretudo nas áreas de infraestrutura e saúde. Todos os pacientes de Caxingó e das cidades vizinhas, em casos de urgência e emergência, precisam ser encaminhados para Parnaíba. Isso gera muitas dificuldades para a população, porque, quando se trata de saúde, é um peso maior para os moradores. A saúde em si é cara, tem um impacto na vida do cidadão, principalmente para quem mora na zona rural. Mas o governo está ausente nesse aspecto", afirma Jackline Lima.

O advogado Francisco Moreira, também de Caxingó, acrescenta que outros problemas graves da cidade são a falta de empregos e de cursos de capacitação para os jovens.

O líder comunitário Vicente Silva, do povoado Boca da Picada, afirma que o poder público há décadas deixa a cidade e a zona rural de Caraúbas do Piauí completamente desamparada.

"Eu acredito que Dr. Pessoa pode transformar o estado e, principalmente, nosso município. Caraúbas é uma cidade em que hoje falta muita coisa. Quem vem aqui vê um certo abandono, por parte do governo e do município. Nós temos problemas na infraestrutura, na educação, na saúde.... Só temos três postos de saúde no município inteiro - um na sede, um em Rosário e outro em Vermelha. Quando tem alguma emergência a gente vai para Buriti dos Lopes ou Parnaíba. E essa falta de assistência prejudica muito os moradores daqui. Eu mesmo, quando sofri um pequeno corte, precisei ir até Buriti, que é a cidade mais próxima com hospital. Não tive como ser atendido aqui em Caraúbas", relata Vicente Silva.Dr. Pessoa tem afirmado que pretende descentralizar a gestão da máquina e, principalmente, os investimentos em saúde, ampliando e fortalecendo os polos regionais de saúde, para que os piauienses de norte a sul do estado não tenham que viajar centenas de quilômetros para receber um atendimento de urgência e emergência, ou de alta e de média complexidade. "Vamos verdadeiramente estruturar os hospitais do interior, realizar mais concursos públicos, oferecer salários digno aos médicos e demais profissionais, além de garantir as condições de trabalho que eles precisam para bem atender", afirma Dr. Pessoa.

Buriti dos Lopes tem grande recepção

Na cidade de Buriti dos Lopes, já na noite de sexta-feira, o candidato Dr. Pessoa foi recebido com grande euforia pela população e por líderes políticos da cidade, como o ex-vice-prefeito Djalma Percy, o Pieca, e seu filho Bruno Pieca, também ex-vice-prefeito, além da ex-vereadora Iranilde Braga Castelo Branco (PSB) e dos suplentes de vereador Kiki e Raposa.Estavam presentes, ainda, a major Elizete Lima, candidata a deputada federal pelo Solidariedade, e o candidato a suplente de senador Cezar Melo (PPL)."Foi muito importante a visita do Dr. Pessoa a Buriti dos Lopes, porque vimos de perto como é caloroso estar perto dele. Realmente, ele é uma pessoa do povo, que está aí pra mudar o nosso estado. Uma pessoa humilde, que nós vemos que veio para mudar a vida do povo do Piauí. Por isso fizemos essa festa de coração pra ele. Ninguém está aqui pago, todo mundo está aqui de livre e espontânea verdade, para poder mostrar esse apoio a Dr. Pessoa e para mudar nosso município. É muito gratificante, para a nossa população, saber que nós temos uma boa opção para governar nosso estado", afirma Bruno Pieca."Em toda a minha vida de político eu nunca vi uma pessoa tão simples como Dr. Pessoa. Por isso, tive a ideia de fazer essa recepção para ele. E eu acredito que todos que querem o melhor para o Piauí precisam votar em Dr. Pessoa", afirma Djalma Percy, o Pieca.


Apoio de petistas em Caxingó

O ex-prefeito Natos Sobrinho foi mais uma das várias lideranças do norte do Piauí que reafirmaram o apoio à candidatura de Dr. Pessoa (Solidariedade) nesta sexta-feira. Ele é filiado ao PT, mas declarou voto em Pessoa por confiar que o candidato do Solidariedade "vai olhar muito mais para o município de Caxingó" do que a atual gestão. A ex-prefeita Rita Sobrinho (PT), esposa de Natos, também confirmou seu apoio a Dr. Pessoa.


Candidato qualificado

A professora Adriana Borges (Solidariedade), que é vereadora de Cocal, enalteceu as qualidades que gabaritam Dr. Pessoa a ser o próximo governador do estado. "Estou apoiando o Dr. Pessoa porque eu acredito na pessoa que ele é. Eu acredito no trabalho dele. É, realmente, uma pessoa que a política deve ter. É humano, trabalhador, proativo, ama e ajuda o próximo, trabalha em favor do povo. Então, eu acredito que o Piauí precisa de pessoas assim, que possam fazer a diferença e que possam recuperar o nosso estado dessa situação em que se encontra. Eu acredito que teremos uma campanha vitoriosa e que o nosso Piauí vai crescer", afirma a vereadora.Ana Rodrigues, técnica de enfermagem de Cocal, também declarou voto em Dr. Pessoa. "Ele demonstrou compromisso não só com a população de Cocal mas com todo o Piauí. Conheci há pouco tempo mas já vejo nele a melhor opção para desenvolver nosso estado", afirma a técnica de enfermagem.

Insegurança

Francisco Aguiar, presidente do Solidariedade em Cocal dos Alves, enumerou uma série de problemas na cidade, como o crescimento da violência."Ultimamente, até assalto está acontecendo aqui, com pessoas sendo feitas como reféns", afirma Francisco Aguiar.A estruturação das delegacias de Polícia Civil e dos batalhões da Polícia Militar, além da realização de mais concursos públicos e nomeação um número suficiente de classificados estão entre as propostas de Dr. Pessoa para a segurança pública.Francisco Aguiar também denuncia que os moradores de Cocal dos Alves sofrem com a falta de saúde pública de qualidade. Ele relata que, para conseguir uma consulta, é preciso agendar com cerca de um mês de antecedência.

Abastecimento d'água

O ex-vereador Francisco José, conhecido como Chico Zé, de Bom Princípio do Piauí, denuncia que há décadas o município solicita investimentos do governo para garantir uma rede de abastecimento d'água que atenda a cidade e a zona rural, mas até agora nada foi feito nesse sentido. "A gente precisa de mais investimentos na área de abastecimento d'água. É inadmissível que um município como Bom Princípio do Piauí não possua um serviço de abastecimento de qualidade. O Governo do Estado nada faz para dar um suporte no sentido de melhorar o nosso abastecimento de água. Nós já tentamos, por intermédio do Governo do Estado, fazer uma parceria com a Agespisa, para que nós pudéssemos ter um sistema de abastecimento digno para a população de Bom Princípio, e nós nunca tivemos nenhum tipo de aceno por parte do governo para resolver esse problema, que envolve um bem tão importante, que é a água. É vergonhoso, em pleno século XXI, um município desse tamanho, no estado do Piauí, contando ainda com carro-pipa na sede da cidade. E na zona rural o problema é muito mais grave", afirma Chico Zé, que é suplente de vereador."Por isso que a gente acredita no pensamento novo do Dr. Pessoa. É exatamente para trazer esse tipo de melhoria que nós vamos mudar a ideia do Piauí, a ideia de Bom Princípio, para que nosso município possa receber os investimentos que merece do Governo do Estado", conclui Chico Zé

Dê sua opinião:

Tags