A Prefeitura de Teresina deve aderir ao Programa Educação Conectada, que leva internet banda larga para escolas da zona rural. O assunto foi tratado pelo prefeito Firmino Filho na tarde desta terça-feira, 26, durante audiência com Jânio Carlos Macedo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação. Na oportunidade, eles também conversaram sobre os bons índices da educação de Teresina e sobre as escolas de tempo integral.

“Já enviamos ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a lista de escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, um total de 23 unidades de ensino da zona rural da cidade, pleiteando a adesão do município ao GESAC. Nosso pedido já foi encaminhando ao Ministério da Educação. E hoje, na conversa com o secretário, aproveitamos a oportunidade para falarmos do projeto. Temos a expectativa de sermos selecionados, e assim, levarmos internet para escolas da zona rural da cidade”, informou o prefeito.

O programa Educação Conectada, do Ministério da Educação (MEC), vai possibilitar que 6,5 mil escolas rurais de todo o país passem a utilizar internet banda larga até o fim deste ano. A ideia é que professores apliquem os conteúdos pedagógicos por meio virtual, além dos livros didáticos.

As conexões de internet do Programa são feitas por meio de satélite, com velocidade de 10 megabytes por segundo (Mbs), realizada em parceria com a Telebras, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além do acesso, o MEC também tem um programa para os professores voltado para o uso pedagógico da internet, com conteúdos didáticos exclusivos que serão disponibilizados somente na plataforma própria do programa.

Dê sua opinião:

Tags