Um concurso entre todos os estudantes do Cursinho Universidade ao Alcance de Todos (Unitodos), elegeu o estudante Medyson Carlos como “a melhor redação de Teresina”. Aos 17 anos, ele estuda no pólo do cursinho situado na Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina.

O Unitodos é um curso preparatório para o Enem com aulas regulares, revisões, simulados e concursos de redações, com o objetivo de levar para os alunos oriundos de escolas públicas oportunidades de aprendizagem. São 24 polos espalhados por Teresina e, em especial o pólo na escola Cristino Castelo Branco, foi uma solicitação do vereador Enzo Samuel (PC do B). O projeto é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv).

Um concurso entre os estudantes dos 24 pólos do Unitodos premiou Medyson Carlos, um aluno dedicado aos estudos que está se destacando no curso. O jovem afirma que é muito importante esse tipo de incentivo que ajuda a capacitá-los para o Enem:

“É um projeto integrante que nós, alunos, conseguimos aprender conteúdos e desenvolver habilidades com instruções de excelentes professores. Fico muito satisfeito em ter tirado nota 1000, ter sido o ganhador do concurso de redação e ver a alegria dos meus pais, que sempre presaram pela minha educação. Agradeço também a professora Kamilla Mônika que me ajudou muito, pois eu era uma pedra bruta que ela conseguiu lapidar, me orientando e me mostrando meios de melhorias, diz o estudante.

A professora de redação Kamila Mônika, fala da importância desse tipo de programa e diz acreditar na força do trabalho minucioso e integrado à comunidade. Afirma também que no dia do resultado do concurso já tinha boas expectativas de que o Medyson seria o grande vencedor.

“Assim, que iniciamos o preparatório Unitodos, ele demonstrou interesse em crescer. Fui alimentando e incentivando com livros que pudessem enriquecer seu potencial, que já é nato, só faltava ser melhor aprimorado e foi o que fizemos.  Minhas expectativas eram as melhores de que ele seria o grande vencedor. Ao se confirmar, chorei, pulei, gritei de felicidade e alegria (risos). Ele alcança o sucesso por mérito próprio, através da dedicação ao estudo. Agora que venha o Enem, outra nota mil”, torce a professora.

Segundo Luciana da Silva, coordenadora do Unitodos no polo da escola Cristino Castelo Branco, o programa apresentou dificuldade no início, mas com a ajuda do vereador Enzo Samuel, as barreiras puderam ser atravessadas.

“De início encontramos bastante dificuldades. As salas não eram climatizadas, não tínhamos o espaço do auditório...  o vereador Enzo Samuel conseguiu desde as ferramentas de trabalho como lousa e pincel até a climatização de todas as salas da escola, inclusive do auditório. Assim a escola passou a ter uma boa estrutura, um lugar confortável para melhor rendimento dos alunos. Por isso agradeço ao mandato do vereador Enzo e à Prefeitura por esse projeto”, afirma Luciana.

O estudante Medyson Carlos também ressalta a importância do trabalho do vereador Enzo Samuel junto à comunidade:

“É muito plausível a atitude do vereador Enzo Samuel. A população depositou o voto de confiança nele e ele está honrando por meio de trabalho para a comunidade. Um exemplo disso é o esforço que ele fez para ajudar pessoas da região do Buenos Aires e Água Mineral”, finaliza o estudante.

O vereador Enzo Samuel afirma estar muito feliz com a vitória de Medyson no concurso e destaca o projeto como uma ferramenta importante para os alunos na hora do Enem:

“Pra mim é muito prazeroso, pois fazemos parte desse projeto. Trabalhamos para levar esse programa para nossa região e ter um aluno de lá se destacando mostra que o projeto está funcionando. Eu não tenho dúvidas que o índice de aprovados no Enem será relevante e satisfatório, sendo a escola Cristino Castelo Branco um destaque em aprovações”, diz Enzo.

O vereador complementa parabenizando àqueles que estão diretamente ligados à implantação e ao sucesso do programa:

“Quero parabenizar o projeto e todos que participam e fazem acontecer, como os professores, alunos, administração, coordenação, e Prefeitura de Teresina. Aproveito para reafirmar que o nosso mandato como vereador trabalha para garantir acesso superior aos que mais precisam”, finaliza Enzo Samuel.

Dê sua opinião:

Tags