O vereador Inácio Carvalho (Progressistas) visitou nesta segunda-feira, 12, a futura biblioteca virtual da Escola Municipal do bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina. A biblioteca é fruto de uma emenda do parlamentar que incentiva a educação e vai atender aos  alunos da escola de ensino integral,  como também os moradores do bairro.


A biblioteca estará aberta nos dois turnos durante a semana e aos sábados. Ela vai ofertar computadores conectados à internet, livros, em um ambiente climatizado, com bancadas apropriadas, atendendo a todos os requisitos para as pessoas que se dedicam aos estudos. Segundo Inácio Carvalho, após intensa dedicação para que a obra viesse se concretizar, os últimos detalhes estão sendo finalizados e, em breve, ela será aberta ao público.


“É uma realização pessoal, como vereador e educador, de ter uma iniciativa de destinação de recursos públicos para os alunos da escola e moradores da comunidade. Nós  sabemos que, por melhor que sejam os professores e os alunos, é preciso que haja condições de silêncio, conforto, climatização e segurança para a competitividade no mundo moderno. Temos uma tendência muito grande dos alunos da nossa cidade para aprovação nos concursos públicos, Enem e isso só se dá através da dedicação do aluno. Por isso, temos que destinar recursos”, disse o vereador.


Inácio Carvalho citou o caso de um morador de rua de Recife (PE), que morava sob um viaduto que ficava em frente a uma biblioteca e este, todos os dias, ia a biblioteca estudar, conseguiu passar em um concurso e dar uma vida melhor para a sua família.


Para o diretor da escola, Diógenes Meireles, dentro do processo educacional, a biblioteca virtual deve complementar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Hoje, os alunos e a comunidade estão voltados para um processo de ensino, onde as habilidades devem ser desenvolvidas.


“E este espaço é para isso. As pessoas têm acesso à informática, aos conteúdos na internet em um espaço tranquilo, refrigerado, com toda a parte de assistência onde ele pode desenvolver seus conteúdos e habilidades educativas. Queremos parabenizar o vereador Inácio  pelo grande projeto, a comunidade que logo estará recebendo este espaço e muitos sairão daqui vitoriosos”.


Lunalva Nunes, do Núcleo de Apoio Pedagógica da escola, afirma que uma biblioteca é essencial para que os alunos adquiram o hábito da leitura desde sempre. “Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com o livro, mais cedo elas vão aprender a gostar, as bibliotecas física e virtual são muito importes”, disse a professora.

Dê sua opinião:

Tags