(Foto: Reprodução/ Dudu PT Teresina)

O vereador Dudu (PT) voltou a defender nesta quinta-feira (14/06), a chapa pura do Partido dos Trabalhadores para as eleições 2018. Para o vereador, o partido tem musculatura para eleger mais deputados do que aconteceu nas eleições de 2014 e, além disso, se preparar para o futuro eleitoral do fim das coligações proporcionais.

"O PT, ao longo das últimas eleições para deputados, teve mais votos do que candidatos eleitos. Em 2014, tivemos 300 mil votos e elegemos três deputados estaduais. Se tivéssemos em chapa pura, seriam cinco deputados eleitos", disse o vereador.

O pensamento do vereador é avalizado pelos números.

 "Nos cálculos mais simples que fizemos, o PT deve ter novamente 300 mil votos e isso elege cinco, talvez seis deputados. Se diluirmos isso com outros partidos, acaba diminuindo a chance de termos a real representatividade na Assembleia que tem o partido no estado", aponta Dudu.

Além de maior poder de representatividade, outro ponto que também fortalece a ideia de chapa pura é o futuro das eleições já que, a partir de 2020, não existirão mais coligações para chapas proporcionais, ou seja, todos os partidos se lançaram com chapas puras.

"O fim das alianças políticas acontecerá a partir das próximas eleições e esta já é uma forma do partido se preparar para esse futuro. Foi uma tese defendida pelo PT na época da sua decisão e é uma forma do partido se oxigenar, mostrar sua cara. O eleitor vai votar em um candidato e eleger aquele candidato e não algum outro como acontece atualmente", finaliza o vereador.

Dê sua opinião:

Tags