Há alguns anos, ao se separar da mulher e trabalhar como caminhoneiro por algumas cidades do país, Ulisses Nascimento saiu de sua cidade natal, Tiradentes, no interior de São Paulo, e não mais voltou. Hoje, ele reencontrou a família graças ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Timon (SEMDES), por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e da Casa Cidadão.

(Foto: Prefeitura de Timon)

Este é um caso muito especial, pois devido à situação em que estava ele não sabia dar informações sobre a família e nem mesmo da cidade de origem. Quando foi acolhido pelo Centro POP e pela Casa Cidadão, Ulisses estava vivendo em situação de rua totalmente debilitado, em que não conseguia andar e nem falar normalmente.

Atualmente, estava vivendo em Timon, recebendo toda a assistência do Centro POP, onde foi assistido pela equipe com atendimento psicossocial individual, alimentação, cuidados com a higiene pessoal e conseguiu ser inserido no programa Bolsa Família.

A psicóloga do Centro, Marivete Ribeiro, acompanha seu caso desde fevereiro e explica que foi realizado um trabalho de autonomia, para que ele conseguisse um trabalho e principalmente de fortalecimento de vínculos, ajudando a resgatar os laços dele com a família, que segundo ela, está muito feliz e preparada para recebê-lo de volta.

Marivete conta que a assistência dada pelo Centro POP e Casa Cidadão foi fundamental para encontrar os familiares do usuário e que, após conseguir contato, foi desenvolvido um trabalho de sensibilização com histórias de famílias para que Ulisses se sentisse à vontade para voltar para casa.

Por se tratar de um caso especial, ele retornou para sua cidade de avião, acompanhado pela psicóloga, pela equipe Casa Cidadão, e com o apoio da SEMDES. Ao chegar, ele ainda será acompanhado pelo CRAS de Tiradentes.

O Centro POP

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social para população em situação de rua (Centro POP) foi implantado em Timon em 2014 pelo prefeito Luciano Leitoa.  É um serviço destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar o Serviço Especializado, com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e/ou familiares. Está localizado na Rua Firmino José da Silva, 640 – Parque Alvorada e funciona das 7h às 17h30.

Dê sua opinião:

Tags