(Foto: Festival Humana de Cinema / Reprodução)

O 1° Festival Humana de Cinema vai movimentar a atividade cultural da cidade de Teresina neste sábado (23). O evento traz a mostra de filmes no Cinemas Teresina, oficina e grande noite de premiação com abertura da Orquestra Sinfônica de Teresina. A exibição de filmes acontece pela manhã, a partir das 09h e é totalmente gratuita. 

Os ingressos para acessar as salas já estão disponíveis na bilheteria do cinema no Teresina Shopping. Apresentando o CPF na bilheteria, cada pessoa tem direito a dois ingressos. A mostra contará com 10 filmes selecionados que serão exibidos na Sala 03. 

Confira a lista de filmes:

CATEGORIA ANIMAÇÃO

O MALABARISTA
Direção: Iuri Moreno

Sinopse: Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.

BARCO DE PAPEL
Direção: Thais Scabio

Sinopse: Peninha é uma criança que trabalha como engraxate no centro comercial de Santo Amaro, na cidade de São Paulo e entre realidade e fantasia viaja em uma aventura num mundo de papel e sapatos onde só ele poderia imaginar.

POETA DO BARRO VERMELHO
Direção: Matheus Nobre

Sinopse: Neste sarau animado, o ativista ambiental Toinho Pescador recita seus versos e nos conta um pouco sobre sua história e de sua cidade, ambas fortemente ligadas ao Rio São Francisco. Através de suas percepções do quê e de como as coisas mudaram, vemos um contraste entre passado e presente e somos alertados sobre os desafios que o Velho Chico encara nos dias de hoje.

CATEGORIA FICÇÃO

DO OUTRO LADO
Direção: Bob Yang & Frederico Evaristo

Sinopse: Às vésperas de uma importante decisão, a juíza da Corte Suprema de Taiwan recebe uma carta inesperada

A SOMBRA INTERIOR
Direção: Diego Tafarel

Ano de produção: 2018
Duração: 16 min
Roteiro: Diego Tafarel

Cidade: Santa Cruz do Sul

ATÉ PROVAR QUE NÃO
Direção: Lucas C. S. Portela

Sinopse: Em 06 de fevereiro de 2015, no Cabula, em Salvador-BA, 24 jovens negros do bairro foram alvejados a tiro pelas forças policiais do estado. Até provar que não, a mídia e a população já atribuíam às vítimas os piores julgamentos. Quando a professora universitária Lidiane Pontes presume que o seu marido, o médico Roberson Pontes, pode ter sido uma das vítimas, vai em busca da verdade, num dia que pode mudar completamente a sua vida.

QUEM MATOU
Direção: Rafael Cabral

Sinopse: "Quem Matou?" é sobre quem sobrevive ao inferno dos desejos mais torpes sob o manto superficial da criatividade publicitária, que no fundo cobre uma engrenagem cruel, competitiva, desumana e machista. Não importa quem mata, importa o que morre em cada um no seu arrivismo, assédio sexual e total desconsideração do outro.

CATEGORIA DOCUMENTÁRIO

RIO RISO DESAFIO
Direção: Javé Montuchô

Sinopse: Relatos de pescadoras e pescadores do Poti Velho, bairro mais antigo de Teresina, capital do Piauí, no Nordeste brasileiro. Antes de surgir a cidade, no mesmo local, existia uma pequena vila onde a principal atividade era a pesca, característica que se mantém até hoje, quase três séculos depois.


UM CORPO FEMININO
Direção: Thais Fernandes

Sinopse: Sinopse: Quando nomeamos uma coisa, ela perde ou ganha sentido? “Um corpo feminino” propõe um jogo aparentemente simples – pergunta para mulheres de diversas gerações a definição de algo que em teoria as unifica. Parte de um projeto transmídia, o filme é a porta de entrada para uma narrativa que possui muitos pontos de vista e nenhuma resposta certa.

CARROÇA 21
Direção: Gustavo Pera

Sinopse: Maura é mulher, mãe de 7 filhos e catadora de materiais recicláveis na maior cidade da América Latina. Enquanto ela trabalha duro para se manter, tem que lidar com preconceito, invisibilidade e a ignorância de quem não reconhece o valor e a importante função do catador.

Pela tarde, após exibição dos filmes, vai acontecer a oficina de Direção Cinematográfica com o cineasta Cícero Filho, diretor do filme piauiense "Ai que vida". A oficina acontece no auditório da Humana Saúde, localizado na avenida Frei Serafim, 2155, Centro Sul. Para ter acesso às oficinas, basta realizar inscrição prévia no site do evento

À noite, acontece a grande noite de premiação, onde serão premiados os melhores curta-metragens nas categorias de ficção, animação e documentário. Mais de 400 produções estão na disputa. O evento acontece às 20 horas e contará com abertura da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) que apresenta concerto inédito de clássicos do cinema mundial. A premiação será no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na avenida João XXIII, 1460. A entrada é gratuita.

Dê sua opinião:

Tags
         

Veja também