Os Cinemas Teresina realizam nos dias 09 e 10 de agosto a II Masterclass com um dos mais importantes produtores de cinema do Brasil, João Vieira Jr. No evento será discutido como funciona o processo de viabilização de uma obra cinematográfica no Brasil.

João Vieira Jr. tem trabalhado com importantes diretores e roteiristas do cinema brasileiro como Hilton Lacerda, Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, Cao Guimarães, Letícia Simões, Adelina Pontual, Armando Praça e Lírio Ferreira. Ele trará para o público de Teresina toda sua experiência em produção cinematográfica.

Entre os filmes já produzidos por João Vieira Jr. estão os longas ‘Cinema, Aspirinas e Urubus’, ‘Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo’, ‘Era uma vez eu, Verônica’, ‘Tatuagem’, ‘O Homem das Multidões’, ‘Joaquim’, ‘Greta’ e ‘Estou me guardando para quando o carnaval chegar’. Assina também a produção executiva dos filmes ‘O Céu de Suely’ e ‘Baixio das Bestas’. Ainda produziu para TV as séries ficcionais ‘Fim do Mundo’ e ‘Lama dos Dias’. 

De Recife, João Vieira Jr. acredita que a produção audiovisual nordestina vive um momento único e histórico. “Os números são muito significativos, são mais de 1.000 empresas produtoras na região, que respondem por cerca de 10% da produção nacional. Acrescento ainda que a qualidade técnica e artística de filmes produzidos em cidades como Recife, Fortaleza, Salvador e João Pessoa são reconhecidos pela crítica cinematográfica e são selecionados para os mais importantes festivais de cinema do mundo”, declara.

Atualmente o profissional trabalha na pós-produção do documentário ‘Casa’, de Letícia Simões e das ficções ‘Fim de Festa’, de Hilton Lacerda, ‘Vestido Branco, Véu e Grinalda’ de Marcelo Gomes e ‘Greta’, filme de estreia de Armando Praça, a serem lançados em 2019 e 2020.

O produtor ainda fala do desafio atual da produção cinematográfica no Brasil. “O maior desafio enfrentado pelos produtores culturais brasileiros é o enfraquecimento ou desmonte das políticas públicas, construídas arduamente pelo setor, durante décadas de negociação. Para os produtores audiovisuais soma-se a responsabilidade de lutar com firmeza para manter o crescimento anual de 8% ao ano (taxa bem superior ao crescimento nacional) e os 300 mil empregos gerados pelo setor. É uma imensa responsabilidade, não podemos nos permitir retroceder”, afirma.

Além da produção cinematográfica, João foi presidente da ABD/PE e membro do Comitê Gestor do Cinema do Brasil. Atualmente, integra o Conselho Consultivo do Audiovisual 2017/2018.

Para a Masterclass nos Cinemas Teresina ele conta que irá compartilhar um pouco dos seus mais de 20 anos de experiência na área. “É uma imensa alegria encontrar os cinéfilos, estudantes e profissionais do audiovisual em Teresina, compartilhar a experiência que adquiri com a produção cultural em mais de 20 anos de atividades. Além disso, abrir uma discussão sobre processos criativos de produção, sobre a defesa ininterrupta que nós, brasileiros, temos a obrigação de fazer do patrimônio cultural brasileiro, seja cinematográfico, arquitetônico, museológico, musical, teatral, circense, etc, é um momento de troca e resistência da nossa categoria”, pontua João Vieira.

A II Masterclass acontece sexta (09) e sábado (10), das 9h às 12h com exibição de filme e aula técnica com João Vieira Jr. Todo o processo de como se realiza um filme, desde o roteiro no papel até o lançamento nos cinemas, será detalhado no evento. Os ingressos já estão à venda na bilheteria dos Cinemas Teresina. Os valores são: R$70,00 [inteira] e R$35,00 [meia], com vagas limitadas.

Dê sua opinião:

Tags